quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tem repercutido muito bem o último livro TEKOA, CONHECENDO UMA ALDEIA INDÍGENA, do escritor Guarani Olívio Jekupé, cujo recente lançamento aconteceu na FELIT, em São Bernardo. A obra tem sido mencionada como leitura recomendável em diversas mídias, tais como na revista Recreio (Abril), na Educar para Crescer (Abril), no infomativo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, na revista Carta Capital, na SINA, no portal do jornalista Luis Nassif, na Ciranda Brasil, entre outras publicações.
Jekupé, andarilho como é próprio dos Guarani, costuma participar de diversos projetos de difusão literária como, por exemplo, do O Escritor na Biblioteca, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura desde 1981, que promove encontro de autores com o público em diversas bibliotecas públicas da cidade.
A chuva e frio e o trânsito de cerca de duas horas, não foram obstáculos para os 28 banespianos que foram visitar recentemente a aldeia indígena Guarani Krukutu, localizada no distrito de Parelheiros. O passeio ocorreu no último dia 31 de agosto, promovido pelo Programa Afubesp Qualidade de Vida, para apresentar a cultura e os costumes tradicionais Guarani, cuja tradição resiste aqui mesmo na cidade de São Paulo.
Os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar a loja de artesanato local, a escola CECI (onde aprendem-se a língua guarani e o português) e a opy, casa de reza tradicional utilizada para os rituais.
“Temos vários livros escritos em guarani e português para que todos possam conhecer nossa história e para que nossos descendentes não esqueçam nossas raízes”, afirma Olívio Jekupé. A aldeia funciona como uma comunidade, onde cada família trabalha seu artesanato tradicional para manter sua própria economia. “Quando ganhamos uma doação tudo é divido, mas cada família tem a responsabilidade de se manter”, ressalta o escritor e presidente da Associação Nhé ê Porã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário